top of page

TRANSFORMAÇÃO



A palavra “transformar” vem sendo muito utilizada no mundo corporativo de forma geral, mas o que é realmente essa “Transformação”?

Muitos tem a visão de que a transformação está relacionada somente a evolução tecnológica – a “Transformação Digital”, a automatização de processos e a mudança na forma de execução das tarefas do dia a dia. Isso não deixa de ser uma verdade, essa automatização traz velocidade, produtividade, redução de custos e diversas outras vantagens, mas será que toda essa revolução se restringe a isso?

Em minhas experiências, esse movimento começa muito antes da tecnologia. Qualquer transformação começa por atitudes – abrir a mente, ouvir, falar, trocar, criar e as vezes até recriar. Transformar clientes em equipes, equipes em parceiros, ideias em negócios – investir juntos no melhor para a empresa e mercado.

Transformar a área de Compras nos leva a esquecer grande parte do que aprendemos nas politicas, procedimentos e processos de compras. É ter a mente aberta para descentralização, autonomia, riscos calculados e principalmente, conhecer o mercado e investir na parceria com os stakeholders, sendo parte constante do negócio. Ser o “dono” e questionar as iniciativas e decisões, sempre pensando no que a empresa realmente precisa. É ter o equilíbrio entre velocidade, oportunidade, necessidade, governança e autonomia. A empresa apoia, motiva e provoca a transformação em todas as áreas e nós, como Procurement, não estamos ilesos. Todos os dias buscamos um patamar mais alto não somente com tecnologia, mas com pessoas e atitudes.

Vale a reflexão – “Podemos ter as melhores ferramentas tecnológicas, mas se ignorarmos esses pontos, a transformação não acontecerá. Podemos alcançar mudanças, mas não transformações”

Deixar os conceitos de tudo que aprendemos e reaprender é a transformação que precisamos manter todos os dias. Abrir a mente e entender que a área de Procurement tem que evoluir junto com todas a facilidades trazidas pela tecnologia, que vem para nos apoiar, trazer informações, alavancar resultados, direcionar nosso tempo para um foco mais estratégico. Não haverá transformação se não tivermos as pessoas certas e principalmente, que entendem que fazemos parte do negócio e a melhor forma de transformar uma área ou uma empresa é, em primeiro lugar transformar-se.

Todos os dias vale a reflexão – “Você e sua equipe estão no caminho da transformação?”

Incentive e exercite as mudanças. Se todos forem parte da Transformação, não tem como não dar certo!


Cintia Rossi

Procurement Consulting


Comentários


Veja também minhas redes sociais

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Facebook ícone social

Copyright © 2021 | CRR Consulting - Todos os direitos reservados.

bottom of page